Agronegócios
Boas expectativas para a segunda safra e queda nas cotações do milho
Compartilhe:
Em abril, os preços caíram no mercado interno. Os motivos foram: a previsão de uma boa produção na segunda safra (2018/2019) e a queda na demanda para o mercado externo.
Segundo levantamento da Scot Consultoria, na região de Campinas, em São Paulo, a saca de 60 quilos fechou o mês cotada em R$36,00, sem o frete.
Desde o final de fevereiro, quando começaram os recuos, o preço do cereal caiu 16,3% no estado. Na comparação com abril do ano passado, o milho já está custando 6,5% menos este ano.
Para o curto e médio prazos, a expectativa é de queda nos preços do milho no mercado interno.
Na B3, os contratos futuros de milho caíram ao longo de abril. Destacamos o rompimento da barreira dos R$32,00 por saca em Campinas-SP para os contratos com vencimento em julho/19, que era o piso de preço desde o final de 2018.
Como fatores de atenção, o clima e o câmbio seguem como os de maior peso na precificação do cereal no restante deste semestre.
Neste caso, a atenção maior ficar por conta do dólar, em função das questões políticas e reflexos sobre a cotação da moeda norte-americana frente ao real, já observadas em março e abril.